Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2011

Matematica e os Deficientes Auditivos


Prezado(a) Senhor(a),

Compartilho um de meus trabalhos realizado em 2004. Este fala sobre a Matemática e os deficientes auditivos. Confesso ter sido bem enriquecedor e gratificante fazê-lo. Deixo o objetivo e uma pequena introdução sobre inclusão dos Das no Estado da Bahia.


MODELAGEM MATEMÁTICA: COMO OS SIGNIFICADOS E CONCEITOS
MATEMÁTICOS SÃO APREENDIDOS PELOS DEFICIENTES AUDITIVOS.

Rita de Cássia Barbosa Arouca

Universidade Católica do Salvador – UCSal
Curso de Especialização em Educação Matemática.
ritacbarouca@gmail.com


1. Objetivo
O objetivo desta pesquisa é investigar a percepção de modelagem matemática nos portadores de deficiência auditiva, tendo como instrumento à Matemática. É uma maneira de mostrar que em sala de aula, pode existir a construção do conhecimento matemático com o desenvolvimento da autonomia, raciocínio lógico, sociabilidade, auto-estima, sentimento de capacidade ao fazer matemática. Desta forma, pretende-se responder á seguinte questão: Como os Deficientes Auditivos (Das) percebem as noções matemáticas, num ambiente de Modelagem Matemática (MM)?


2. Deficiência Auditiva x Inclusão
A abordagem sociológica tenta identificar as manifestações da vida social. A
inclusão dos portadores de deficiência auditiva na rede regular requer a construção de uma base sólida para que possa haver a realização da interação social. Para tanto, não basta inseri-los nas instituições regulares de ensino sem uma orientação contínua e planejada, sem recorrer às metas originárias, sem prever quais seriam as conseqüências ocasionadas.

Aproveite e deixe seu comentário.
Grata
Rita Arouca


Nenhum comentário: